2leep.com

quinta-feira, 7 de julho de 2011

cuscuz com ovo

      Tô com vontade de comer um cuscuz com ovo! - Eca! - diz algum amigo seu que só conhece aquele cuscuz branco de coco com leite condensado que a gente compra nas carrocinhas... Também imagina:

     Todo mundo que é nordestino ou tem o habito de comer comidas típicas nordestinas deve conhecer o cuscuz de Milharina... Sim... aquele amarelinho, fofinho, saindo fumaça da cuscuzeira da sua mãe direto para seu prato. Passa uma manteguinha, um queijinho, estala um ovinho no meu caso de geminha mole e voilà!

 Depois que a gema estoura, fica ainda melhor... Pena que hoje eu não tinha queijo... 
     
 Pra fazer é muito fácil:

    Separe a quantidade de cuscuz que deseja fazer misture com um pouquinho de sal, no meu caso também gosto de colocar uma pitadinha de açúcar, molhe a massa sem afogar o cuscuz, é só para hidratar... Deixe descansando uns 20mim, depois ponha em uma cuscuzeira como essa:

    A minha não é tão chique como, mas funciona!

Não se esqueça de colocar água no fundo da cuscuzeira.

   A minha mãe fazia em um prato amarrado com uma fraldinha (limpa) no vapor da panela e ficava MARA! Aliás cuscuz igual ao da minha mãe ninguém faz, acho que meu filho nasceu meio amarelinho de tanta vontade que eu tinha de comer o cuscuz da minha mãe na gravidez... rs rs
   
    Enfim, espere ferver desligue o fogo e deixe mais uns 10min no vapor, depois é só tirar e passar uma manteguinha ou comer com leite como meu marido gosta! 

    Eu gosto de usar aquela da  kimilho flocão da Yoki, a tradicional Milharina é mais fininha acho mais difícil de molhar, caso você compre o flocão e não goste do cuscuz tenho uma receita maravilhosa de bolo de milho de flocão que tem tudo a ver com essa época de festa Julina, amanhã eu posto para vocês!!!

   Só para constar a minha cuscuzeira é feia igual a essa, e sempre cai cuscuz na água quando vou tirar o bendito!


3 comentários:

  1. olá sou paulista e queria fazer um cuscuz a moda nordestina com manteiga gosto e mais do que eu meu marido também acha muito bom aproveitei esta receitinha e fiz ficou otima como nao tinha cuscuzeira fiz com um prato e com auxilio da pano de prato coloquei em uma panela com um puco de agua e com o vapor fiz o cuscuz obrigada.....

    ResponderExcluir
  2. De nada! Como disse, minha mãe que fazia assim... Que saudade, vou ter que pedir para ela fazer pra mim desse jeito de novo!

    ResponderExcluir

× Fique a vontade para comentar, mas seja sempre educado (a)!
× Em caso de dúvidas, deixe aqui sua pergunta.
× Comentários irrelevantes não serão aceitos.
× Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Postagens recentes: