2leep.com

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Hora de Aventura - Um desenho complexo não recomendado para crianças

   Assistir desenhos com nosso filho, nunca foi uma tarefa árdua para mim e meu marido já que desde crianças adoramos todos tipos de desenhos eu de certa forma sempre puxei para o lado dos animes e meu marido os de Super Heróis e seu preferido Os Simpsons e quando você continua assistindo desenhos mesmo depois de adulto você passa a perceber coisas que sua inocente cabecinha de crianças, não conseguia assimilar na infância.


    Não tem o que contestar também que os melhores desenhos atualmente sempre estreiam no Cartoon, e quando vimos a a chamada do Hora de Aventura no canal com aquelas abelhinhas meigas e aquela musiquinha suave e confortante que também passa no final do desenho, pensamos se tratar de um desenho bem bobinho, abelhas, doces, cachorro amarelo que estica e um menino com um gorro de ursinho fofo... Quem iria desconfiar? Quando nosso filho completou 2 anos e começou a realmente a assistir e se interessar pelos desenhos e de cara ficou fã da serie e já sabia falar o nome de todos os personagens principais  de cabeça.
  Sempre que podíamos assistíamos com ele e fomos percebendo que não era um desenho tão inocente assim, além de toda a complexidade e surrealidade da história apocalíptica, sim, para quem não sabe o desenho se passa na terra pós guerra mundial, habitada por seres mutantes sobreviventes da grande bomba que misturava radiação e magia que mudou e "acabou" com todo o planeta... Observamos também muitas menções sexuais como alguns momentos entre Finn e a Princesa de Fogo, ou um episódio onde aparecem umas mulheres palhaças muito bizarras simulando algo sexual com Jake (foi aí que eu parei de ver, muita bizarrice até para mim) um outro onde Finn obriga dois animais  a se beijarem mesmo eles alegando serem casados e amarem seus parceiros, fora as outras bizarrices  e símbolos ligados a magia e ao fim do mundo... 

     Enfim, não estou condenando o desenho e nem falando para ninguém assistir, até porque a história é muito boa, podemos até considerar uma Caverna do Dragão do Século XXI, só acho que não é recomendado para crianças que ainda não tem a cabecinha formada como meu filho de agora 3 anos, apesar de gostar e até cantar a chamada quando passa doido para ver, ele pede para mudar quando começa e chama agora o desenho de "Jake feio", porque falamos para ele que o personagem estava falando coisas muito feias... rs rs 

Este episódio do Jake com seus filhotes para mim, é um dos bem bizarros não recomendado para crianças... Para quem não entendeu a raposa só passou a ter a ideia de comer filhotes ou criancinhas depois que escutou Jake contando a história para seus filhotes...


  Se daqui a alguns anos quando ele já souber distinguir bem o certo do errado sem problemas dele assistir, até porque tem uma história muito inteligente e quando adolescente e jovem eu já assisti animes semelhantes da pesada podemos dizer, rs rs. Mas uma coisa que os japoneses fazem bem e classificar seus desenhos, ou seja tem desenho para criança e desenho para adulto o que raramente acontece no mundo ocidental onde todo mundo acha que se é desenho é para criança.
      Apenas um show, o Mundo de Gumball e o novo Titio avô também não ficam atrás nas bizarrices, alguns episódios eu também já censurei do meu filho assistir, pois ele parece uma esponja e absorve e repete tudo que vê, mas são bem menos complexos do que Hora de Aventura que com certeza deveria ser classificado como um desenho para adultos

   De todas as minhas pesquisas sobre o desenho, até porque parei de ver para dar o exemplo ao filhote o mais completo e sem exageros que li foi o do Ah duvido!!, onde ele esclarece um pouquinho da história e de cada personagem até a quinta temporada... Recomendo quem quiser da uma olhadinha no link  http://ahduvido.com.br/os-misterios-de-a-hora-da-aventura 


      Um conselho que eu dou a todos os pais leigos em desenhos e jogos, e parar de achar que desenho é coisa de criança e assistir ou jogar um pouquinho com seu filho, para assim julgar se é ou não adequado para sua faixa etária.

24 comentários:

  1. Sempre houve algum tipo de piada adulta em desenhos "infantis" e a grande maioria das crianças nem percebem, se formos evitar que crianças assistam todos os desenhos que sejam ou bizarros ou tenham piadas que elas só vão entender bem mais tarde, só vai sobrar Dora a Aventureira e outras bobagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc fala isso dos desenhos, nunca assistiu o anime Attack On Titan! Tem muito sangue, e muita guerra contra os humanos e gigantes ��

      Excluir
  2. voce é bestona.


    sem mais

    ResponderExcluir
  3. Deixa... depois elas vão aprender na escola mesmo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai aprender na escola quando estiver com mais idade e não com 3 anos, eu queria que ele ainda gostasse de Discovery Kids, mas já não gosta mais... rs rs
      E ele vê de tudo e eu sempre explico o que é certo e errado, mas Hora de Aventura vai além do certo e errado é muito complexo... Eu vi Caverna do Dragão e não virei psicopata por isso, quando ele já tiver um grau de discernimento com um pouquinho mais de idade, até uns 7, 8 anos tranquilo ele ver esse tipo de desenho.

      Excluir
  4. Todos os desenhos SEMPRE tiverem brigas, mortes, conotações sexuais... Deus de Pica Pau, Tom e Jerry até a hora de aventura... Vc cria seu filho como quiser, mais se vai impedir ele de ver "esse" desenho apenas então esta sendo hipócrita. Pq todos são assim e as crianças nem percebem...

    ResponderExcluir
  5. Então... é classificação 12 anos. Você não tinha percebido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu percebi, eu gosto do desenho é um desenho muito bom, mas escrevi este post como mãe e tem muitos pais que largam o filho na frente da TV sem observar esse tipo de coisa, é como o gráfico do desenho é bem inocente não tem como desconfiar, mas repito o desenho é muito bem elaborado, mas inadequado para crianças que como na idade do meu filho repetem tudo que escutam ou veem...

      Excluir
  6. Prezada

    Meu filho assiste esse desenho e outros também citado em seu post, realmente existem algumas menções de duplo significado nos desenhos, mas esses duplos significados são frutos de mentes adultas como nós dois, nossos filhos não conseguem ainda definir a malícia imposta por nós medíocres adultos que tudo que enxergamos são apenas atos sexuais, violências e duplos sentidos, as crianças simplesmente enxergam como um desenho, sim um mero desenho de imagens coloridas e figuras engraçadas as quais eles demostram interesses e gostam muito.
    Proibir de ver desenhos como esse, cada um tem suas regras mas para mim, repreender as crianças é alimentar seu interesses de enxergar coisas por elas desconhecidas, ou melhor enxergar com os olhos dos pais e tampar os inocentes olhos das crianças.
    Pois bem, cada um enxerga maldade ou duplo sentido onde quiser, quem diria eu que assistia show da Xuxa com as Paquitas de pernas de fora e Xuxa com decotes, que para mim era motivo de apenas um significado:
    Sou uma criança.

    ResponderExcluir
  7. Só que depois de obrigar os dois á se beijarem, no final do desenho Finn descobre a verdade (que a pata gosta de outro, mas tem medo de se declarar e a raposa macho tenta forçar a pata á ser namorada dela, mesmo sabendo que ela gosta de outro) então ele incentiva a Pata á buscar seu verdadeiro amor e a raposa macho, á não forçar a pata á se relacionar com ele sem ela desejar! Nesse mesmo episódio ele ensina um ursinho á obedecer sua mãe e á mãe do ursinho á ser menos agressiva com o filho, entre outras coisas boas que ele ensina aos animais com problemas na floresta.

    Não existe NADA de sexual nos beijos dos palhaços, Jake sente prazer nos beijinhos tanto quanto uma criança manhosa (que é o que ele representa no momento, uma criança manhosa), sente prazer nos beijinhos de "sarar dodói" que a mamãe dá nela (só que Jake e Finn são órfãos e como Jake gosta de palhaços ele substitui a mãe dele por palhacinhas, que só aparentam ser bizarras, por que estão sendo mostradas pelo ponto de vista de Finn que tem medo de palhaços!

    Quanto ao relacionamento de Finn e a princesa de fogo, então, nesses episódios Finn e a princesa tem 15 anos de idade, então é normal que dentro dessa idade haja troca de beijinhos e carinhos á mais, só que a intenção do relacionamento dos dois é ensinar às crianças á superar as diferenças (A princesa de fogo deixa claro que Finn é um ser da água, e ela um ser de Fogo, mas que em nome do amor ela e ele estariam dispostos á se respeitar e se compreender, no lugar de se odiar) e a imaturidade (é por conta de sua imaturidade que mais para frente Finn estraga seu relacionamento com a princesa).

    Sobre a raposa sentir vontade de comer crianças, ela só passou á ter essa idéia DEPOIS DE LER UM CONTO EM UM LIVRO. o que ensina às crianças que elas não devem seguir e acreditar em tudo que elas leem por aí! A situação das raposas seguia normalmente, até que aquela raposa de cabeça influenciável, resolveu mudar tudo depois de ser convencida por coisas que ela leu em um livro, sem nem mesmo parar e questionar se aquilo era correto, ou não!

    Sobre a terra de OOO ser o nosso mundo, depois de um apocalipse, isso mostra para as crianças o quanto a guerra é uma coisa triste e ruim, Finn sofre por que é o único ser humano que sobrou depois da guerra, os seres que se estabeleceram depois, sofrem com o Lich (o monstro que resultou da explosão final). E isso serve de parâmetro para começar á desenvolver na cabeça da criança que guerras e armas e perseguições são coisa negativas, e prejudiciais.

    Quanto às referências sobre magia, a princesa jujuba em muitos episódios explica que magia NÃO EXISTE, o que existe é ciência e que as pessoas chama de magia a ciência que não entendem! Um claro incentivo à criança estudar e compreender o mundo que á cerca, para fugir de misticismos e superstições bobas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que você escreveu é muito bacana e mesmo assim muito complicado para uma criança com pouca idade diferenciar... Você não concorda? E mais uma vez vou repetir o desenho é muito bom e bem elaborado, mas como a própria classificação dele indica, muito complexo para crianças...

      Excluir
  8. Eu não sei a idade do seu filho, mas o problema do meu é que nessa idade de 3 anos ele repete tudo o que ele escuta e vê, mesmo sem entender, por exemplo ele sabe todos os bordões do Apenas um show, grita minha mãeee que nem o Musculoso rodando a camisa e quando ele repete algo que eu não acho legal explico para ele que não é certo, tipo ele tava chamando todo mundo de "mané" porque o Mordecai e o Rigby as vezes chamam um ao outro assim, eu só falei para ele que não era legal e que ele não deveria repetir tudo o que ele escuta nos desenhos, mas não proibi ele de continuar assistindo, mas no caso de Hora de Aventura é mais complexo, por exemplo no episódio da terra dos ladrões Jake rouba alguma coisa e o Finn fala para ele que isso não é certo, mas ele replica dizendo que se ele não sabia que era errado não tem problema... É dessa complexidade que eu estou falando, não é só uma questão de dizer é legal e não é, e as crianças hoje em dia estão muito mais avançadas que na nossa época de show da Xuxa, mesmo com a pouca idade eles conseguem enxergar essa duplicidade, você já viu o novo Show dos Loney Tunes ou o Novo Scooby Doo, o Loney Tunes parece "Friends" em desenho e o Scooby Doo os personagens estão muito mais interessados em namorar do que resolver mistérios, pergunta o meu filho sobre o Scooby Doo ele vai te falar que a Velma namora o Salsicha e o Fred namora a Daphne e ponto, os monstros e mistérios são o de menos... E para ninguém ficar me condenando ele continua assistindo todo esses desenhos, eu prefiro as versões originais, mas ele é filho desse tempo e não do meu, apesar de eu já ter ensinado a jogar Mario... rs rs

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda mantenho minha opinião de que o desenho não é adequado para a idade dele, mas uma coisa eu acho que não fiz da maneira certa, argumentar que ele não pode ver porque o desenho é feio não é válido até porque é muito fofinho rs rs; Agora vou dizer que ele ainda é pequeno para assistir como faço com filmes que ele não pode ver, acho mais honesto até porque as vezes ele me pega vendo,(a história despertou meu interesse após a pesquisa para o post) como disse, quando ele estiver um pouquinho mais velho poderá ver sem problemas, até juntos, só espero que não termine que nem Caverna do Dragão... rs rs

    ResponderExcluir
  10. vç é uma frescurenta . nem hora da aventura escapa . hora da aventura é o desenho mais besta que eu ja vi. o moleque vai assistir o desenho é vai a chamar os doçes de princesa nossa que pesado . logo vao começar a falar que dora aventureira é nao é pra criança porque o raposo é ladrao . a mosa vai dormi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È mesmo? Que bom, pois sua mãe deveria ser do tipo que te largava o dia todo SOZINHO na frente da TV com um saco de biscoito... Eu escrevi sobre o desenho porque eu sentei ao lado do meu filho e assisti com ele, antes de julgar alguma coisa, e mais para frente vamos assistir juntos porque o desenho é bom, mas por hora inadequado para uma criança de 3 anos...

      Excluir
    2. E também deveria parar de ver desenho e estudar um pouco, para escrever corretamente, moça com s.... tesc tesc

      Excluir
  11. Não tenho filhos então é meio difícil entender o que se passa pela tua cabeça quando chama Hora de Aventura de inadequado para crianças.
    Mas acredito que você deve ser só um mãe coruja, você julga que o desenho é complexo demais pra que teu filho entenda, mas não percebe que as conotações sexuais que tu diz ver além dos assuntos com plano de fundo mais complexo também são complexos demais para que teu gurí entenda da maneira que tu entende.
    Eu acho uma grande bobagem censurar teu filho quanto a esses desenhos. Uma coisa é tu não deixar que ele veja Os Simpsons e muitos animes, esses que realmente tem um monte de conteúdos adultos, não só sexualmente falando. Além do mais, tu pode até dizer que anime é bem distribuído entre faixas etárias, mas isso não é tão bem segmentado assim. Existe a classificação etária mas nada impede (além dos pais, que como a cultura é diferente de lá pra cá acho difícil que vão impedir um moleque de ver um anime daqueles que passam tarde da noite) que um moleque qualquer assista um anime 16+, 18+.
    Com o que tu escreveu eu só consigo ter a imagem de que tu é o tipo de mãe que se o moleque cair, passa quatro horas alisando e dando beijinho.
    Esse desenho não vai causar reflexo negativo algum no moleque, dona, quantas milhões de pessoas no Brasil cresceram assistindo Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, Sailor Moon, Bucky, El Hazard, Dragonball Z e se tornaram psicopatas violentos, arruaceiros genocidas cultuadores de satanás e pervertidos sexuais juvenis?
    Cê tá dando muita bola pra coisa nada a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não censuro outros desenhos, apenas esse e não sou eu que o julgo inadequado para crianças a classificação dele é 12 anos, quem sabe um dia quando tiver filhos vai entender... ;)

      Excluir
  12. Seu ponto vista considero Relevante. Pessoas que ligam o Botão, com criticas agressivas no mínimo sugere a alienação, e o famoso " Maria vai com as outras" . Temos que levar em consideração sim os pequenos detalhes, isso inclui um hobby do seu filho. Afinal esses desenhos são produzidos por pessoas com a mente já formadas e (de gostos duvidosos). Poderia estender muito o assunto mas fico por aqui e incentivo voçê a continuar com seus posts. Abração

    ResponderExcluir
  13. Nada ave eu tenho 10 anos e assisto e minha mae nao liga

    ResponderExcluir
  14. E é por causa de mães que largam os filhos na frente da TV sem se importar, e depois veem algo que não gostam e reclamam com o canal, que Hora de Aventura está sendo fortemente censurado... Eu acho assim, cada pai faz do jeito que preferir, não acho que você esteja errada. Afinal você apenas está respeitando a faixa etária. Mas do jeito que HDA está sendo censurado hoje em dia, nem acho que tem problema deixar seu filho ver. Se você visse o que se passa na versão sem censura americana... Mas como eu disse, faça o que achar melhor.

    ResponderExcluir
  15. Gente, sem discussões... o fato é: a classificação é para 12 ANOS! Ou seja, todos os filhos e pais estão cientes desta classificação!! Aparece no inicio, 12 ANOS. Não tem o que discutir, se é para tal idade, há a consciência de que não é adequado para crianças de 2 ou 3 anos. Fim de papo.

    ResponderExcluir
  16. Achei muito bom seu ponto de vista sobre Adventure Time, pois concordo que crianças pequenas (menores de 12 anos) não deveriam assistir.
    Eu tenho 15 anos e comecei a assistir o desenho aos 10, com o consentimento de meus pais, mas confesso que se não fossem artigos virtuais, eu jamais saberia as famosas "mensagens subliminares" presentes em tal.
    Acho que muitas pessoas têm pontos de vista maldosos sobre o desenho, pontos de vista que nem o próprio Pendleton Ward (criador do desenho) teve ao criar os episódios. Alguns episódios realmente têm maldades subentendidas aos nossos olhos, mas nem tudo dito naquele site é verdade.
    Já estive com o criador do desenho e com os dubladores em Inglês num evento de Comic Con e apresentei alguns artigos de site em formas de questionamento, e ele disse que a maioria ele iria assistir o desenho novamente para notar as coisas que nem ele havia percebido. (Se quiser vê-lo falando sobre isso, está no vídeo da Comic Con San Diego 2012).
    Creio eu que não deveríamos formar pontos de vista com os olhos de outras pessoas, principalmente quando tais pontos de vista são negativos, porque muitas pessoas só querem nos influenciar.
    Não estou discordando completamente de você, mas acho que você deveria apenas levar em consideração o fato de o desenho ser pós apocalíptico e algumas mensagens sexualmente explícitas. Porque, cá entre nós, nem tudo dito faz muito sentido.
    Parabéns pelo artigo e pelo seu forte papel de mãe.

    ResponderExcluir

× Fique a vontade para comentar, mas seja sempre educado (a)!
× Em caso de dúvidas, deixe aqui sua pergunta.
× Comentários irrelevantes não serão aceitos.
× Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Postagens recentes: